sexta-feira, 26 de junho de 2009

Bom dia!

Olá gente,

tudo bem com vocês?
Como muitos disseram, acho interessante abordarmos as redes sociais.

Qual seu olhar crítico destas mídias e como elas podem ser utilizadas para abordar e achar soluções para problemas sociais?

Comentem, discutam, achem, criem soluções.

Abs e Bjs :o)

15 comentários:

  1. Olá pessoas tudo bem?, espero que sim!

    Achei bem legal esse tema para discutirmos!
    Eu particularmente acho que as redes sociais exercem um papael fundamental na vida das pessoas, já que estamos em uma era em que todos tem acesso ao mundo digital e a web!
    Se vamos falar em relacionamento digital, e priincipalmente se o foco for o Brasil, não podemos deixar de falar do orkut, que é uma ferramente que revolucionou a forma das pessoas interagirem entre si, aqui no Brasil pelo menos, foi a mais popular, e ainda é, muitas pessoas ao menos sabemn o que é internet, ou desconhecem quais quer que sejam conceitos e formas de se utiliza-la, mas com certeza possuem um perfil no orkut.
    Isso dá pra perceber o quanto essa popularização é grande, e grande também é o número das pessoas que aderem a esse tipo de relacionamento, muitas vezes somente por status, somente para cumprir um papel "social"!

    O Brasil é rico nessa diversidade, de costumes, de crenças, de culturas, e isso gera um leque enorme de posturas que encontramos por ai na web, o que é contestado por muitos, mas também é apreciado por muitos, o reflexo dessa inclusão digital é que cada vez mais vemos comunidades, blogs, e sites na web que utilizam de atitudes para lucrar, e até mesmo para obter fama, sucesso!

    O novo conceito em rede social, o TWITTER esta a cada dia mais popular aqui no Brasil, e isso é até um grande medo dos usuários do Twitter, medo de que o Twitter se torne um novo "orkut"...rsrs

    O que é bacana é que muitas pessoas sabem usar o twitter corretamente, posso citar três exemplos:

    1 - @marcelotas - o brasileiro mais seguido no twitter, com seus posts de curiosidades, notícias e humor, usa o twitter como ferramenta de interação com seu público.

    2 - @barackobama - que utilizou o twitter em sua camapanha à presidência dos EUA, foi a pessas mais seguida do twitter no mundo inteiro, além de revolucionar a forma de se relacionar com as pessoas na web.

    3 - O engenheiro Britânico que colocou sua casa no twitter, ele recebe todas as informações de sua residência através de uma conta no microblog demaiss... o link com a eportagem completa é este:

    http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1208239-6174,00-ENGENHEIRO+BRITANICO+CONECTA+A+PROPRIA+CASA+AO+TWITTER.html

    4 - @dani_luxo - uma GP de luxo, que usa do twitter para divulgar seu trabalho e com isso pode cada vez mais "lucrar" com isso.

    Isso são exemplos ao meu ver, de pessoas que sabem usar o twitter, mas tem pessoas que não sabem, e realmente fazem do twitter um novo orkut.

    A pergunta sumária do twitter: O que vc está fazendo agora? muitas vezes não é respondida, e nem deve ser, imagina se todos seguem a risca isso:

    _estou indo ao banheiro

    _cheguei no banheiro

    _abri a tampa do vaso...e por ai vai, seria um saco (apesar de muias pessoas fazerem isso...rsrsrs).

    O que eu vejo com isso tudo é que as redes sociais são de grande valia, pois podemos conhecer pessoas, fazer contatos profissonais, interagirmos com nosso circulo social, só acho que tem ser bem usado para que consigamos obter resultados positivos, não acho que essas ferramentas existam apenas para trocarmos recados com nossos "miguxos", acho que elas nos servem de base para encontrarmos aquilo que queremos , este processo seletivo da 141, é um exemplo disso, conseguiu nos unir, e fazer-nos interagir com os participante, com a empresa com o blog, com o twitter, o orkut, um bom exemplo de como se usar bem as redes sociais!

    é isso ai que eu acho pessoal, quero ouvir de vocês também o que acham!

    Aqui é o Douglas Lima, e eu também sou contra a orkutização do twitter...rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Ah sim sobre isso, acho bacana esse lance das empresas fazerem seus perfis em redes sociais e afins, mas realmente dificilmente vejo algum uso pra eles que fosse realmente interessante.

    O lance que vcs fizeram para o perfil foi legal, pq a campanha tinha conteúdo pra ir pro Orkut.

    Mudando um pouco de assunto, acho dificil a solução de problemas sociais através das redes
    sociais, mas só da conscientização acho válido, o boca-a-boca que rola por ai, como no caso do #forasarney do twitter.

    Só que esse é o primeiro passo, atraves delas as vezes dá pra ter acesso direto a alguns politicos como o @joseserra_.

    A verdade é que quase ninguém usa essas ferramentas pra isso. Mas é fato consumado que se fossem usadas "para o bem" seriam a melhor forma de "cutucar" um político.

    ResponderExcluir
  3. Vou lançar alguns dados, mas vou ser breve porque o banco vai fechar!

    A Purewire presta serviços de proteção online, incluindo aos usuários de redes sociais como Facebook, o Craiglist (o melhor!) e o Twitter. Essa proteção visa defender os usuários contra malwares, phishing, fake people, downloads suspeitos, e outros males da rede.

    Nesta reportagem da IDG Now, eles analisam alguns dados fornecidos pela Purewire, que são bem interessantes.

    http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/06/09/apos-criar-perfil-no-twitter-40-dos-usuarios-nao-publicam-posts

    40% dos usuarios que abriram uma conta no twitter nunca fizeram um post sequer. De todos os usuários, 25% não segue ninguém, mais de 50% segue menos que 5 perfis e 2/3 seguem cerca de 10 perfis.

    Bacana é o obervar esse movimento de quem segue, e quem é seguido. Por que segue, e por que é seguido.

    30% dos usuários não tem seguidores e 70% tem menos de 5 seguidores; em um quadro geral, 80% tem menos de 10 pessoas seguidoras.

    Foram avaliados 7 milhões de contas.

    No Olhar Digital, tem um post com uma pesquisa da Bullet sobre o perfil dos brasileiros.

    http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/noticia.php?id_conteudo=8337

    Ja nesta pesquisa, a avaliação foca o mapeamento dos perfis dos usuários, o comportamento e a forma de utilização dos microblogs.

    61% dos usuários têm entre 21 e 30 anos, solteiros, estudantes ou graduados, e estão em São Paulo/Rio. Navegam 50 horas semanais.

    Este dado é o melhor:

    60% dos usuários possuem blog pessoal e ficaram sabendo do twitter pelos blogs, e posts de indicação de amigos.
    O download da pesquisa por este link:

    http://www.bullet.com.br/twitter.zip

    Tem muitos dados interessantes para serem avaliados, mas fica bem claro que o Twitter é um ótimo feed RSS. Ele resolveu um problema, alguma necessidade do usuário. A publicidade deve entender os canais pelo qual o público navega, e continuar destinando a publicidade para estes canais específicos, que trazem conteúdo, continuam resolvendo problemas do usuário. Microblog hoje em dia é cartão de visita, é a credibilidade que as pessoas precisam. Todos querem ter informação, estar a frente, o que ainda falta é a análise crítica. Por isso tantos seguidores de Marcelo Tas & cia. Alguém tem que saber o que está acontecendo, o que estão falando por aí. O cara foi o primeiro a utilizar a internet no Brasil!

    Não importa a sua nota no tweetgrade.com, quantidade não é qualidade (apelei pro chavão!), mas é muito importante entender o que as pessoas buscam, o nome dessa busca, desses tags. Melhor que ficar seguindo um monte de gente, interessante diga-se de passagem, é entender a busca do twitter, o olhar dos usuários, e pra onde essa maré esta indo.

    Ja recebi o BlackPixel do Greenpeace, o salve a Amazônia em 24 horas, etc, mas outras grandes mudanças de pensamento, no caso é isso que pode ajudar nos problemas sociais, podem acontecer na rua, no dia-a-dia.

    Quem nunca leu “O amor é importante, porra” pelos muros de São Paulo?

    http://carapuceiro.zip.net/

    Qual pessoa nunca recebeu e-mails, recados, posts, contando casos que ACONTECERAM por ai? A internet muitas vezes retrata ações que aconteceram, e acho que pra esse fim ela é ótima pra gerar um buzz bacana.

    Aliás, uma sugestão, porque esse assunto é MUITO interessante, mas o banco vai FECHAR!!!

    A 141 pode promover futuramente ciclos de palestras em algum auditório, etc. E para aqueles que se interessam, em agosto/setembro tem a Semana de Publicidade aqui na PUC. Gira em torno desses bate-papos que encontramos por aqui. É gratuito e aberto ao público. Quero tentar trazer o Calegaretti!

    Abraço,

    Diogo Abdalla

    PS: me perdoem se eu comi alguma letra, escrevi um pouco rápido!

    ResponderExcluir
  4. Olá... tudo ótemo e contigo??? =D

    Bom, já que bastante gente pediu para falarmos sobre redes sociais vamos lá... ao contrário do que muitos pensam, redes sociais não são as usadas pelos apóstolos para pescar homens, certo?

    Pois bem, quando a internet surgiu, nos anos 70, para a população (já não sendo mais de uso exclusivo militar) ela era utilizada por universidades e alunos para no desenvolvimento e acesso a pesquisas. Começou então a primeira rede social, bem menor e mais segmentada do que temos hoje. Já em 2004 surgiu o orkut e o facebook, que são algumas das maiores redes sociais conhecidas por nós. Este último terá um filme contando a história de seu fundador Mark Zuckerberg.

    Hoje, em 2009, são tantos websites e sistemas que nos interligam através do oceano ao qual chamamos de web, no qual navegamos diariamente, que poderíamos descorrer por esse assunto durante horas, quem sabe, dias.

    Mas, de modo geral, essas redes tem sido mais do que um encontro de amigos, muitas destas redes (como o twitter e sistemas de blog`s) tem sido usadas pelo meio corporativo, tendo a web como um meio de comunicação com seu cliente, fornecedor, consumidor final, etc.

    Novos horizontes tem sido observados por estudiosos do comportamento do consumidor. Já que muitos hoje tem acesso a internet. O Brasil esta no topo do ranking no tempo de acesso à internet, cerca de 40 horas semanais.

    Mas, sem entrar nestes estudos, vamos falar um pouco sobre estas redes e sua valia para a sociedade, quem sabe para alguns problemas sociais. Vale lembrar que esta é um opinião particular baseada na junção de algumas informações lidas em sites e artigos acadêmicos.

    Quem frequenta essas redes são, em sua maioria, jovens. Muitos deles, segundo psicólogos, agem mais espontaneamente e mais abertamente através destas diversas redes. Eles tem seus ideais e pontos de vista compartilhados com pessoas parecidas, isso faz com que sua inibição seja bem menor, devido a aceitação que ele tem neste grupo social. Já, por outro lado, muitos usuários criam os chamados fakes (identidades virtuais falsas) para causar discórdia e/ou entrarem em contato com grupos com ideologias diferentes das suas até mesmo para ver como a "sociedade" poderia se comportar diante seus ideais.

    Esse agrupamento de pessoas com os mesmos interesses é o que originou as redes sociais e deram tamanha força para tais. Muitas empresas tem utilizado dessas redes para "conversar" com seu público-alvo, gerando tendências e novos produtos. Diversas empresas tem alguns funcionários de P&D nessas redes para assimilarem o que esta "rolando", já que, sempre haverá quem fale bem e quem fale mal, certo?

    Como muitas empresas tem investido em RSC (Responsabilidade Social Corporativa) nos dias de hoje, acredito que essas redes sejam um boa maneira destas empresas apresentarem resultados e não apenas a "política" de um RSC. Acredito que um investimento em uma rede, deste porte, porém educativa, poderia trazer novos rumos para uma nova sociedade, que ainda esta se originando e organizando. Essa sociedade virtual é uma sociedade sem líderes, ela tem geradores de (diversas) opiniões. O por que não fazer com que essa web tenha um espaço, uma comunidade, parecida como a de quando surgiu, voltada para pesquisa e desenvolvimento educacional? A educação é a base para algo melhor, já que com esta educação os horizontes ficam mais claros, os profissionais tem uma visão mais transparente do mercado.

    Com estas redes sociais nós ficamos mais expostos, assim como as empresas que optaram por fazer parte destas redes. Aqueles que são geradores de opinião e/ou que retransmitem as mensagens destes, tem um papel ainda mais fundamental na rede. Por isso acredito que grandes empresas devem utilizar estas pessoas, com potenciais deste tamanho para gerarem novas comunidades virtuais de UTILIDADE PÚBLICA. Já que temos a ferramenta, por que não fazer bom uso dela?

    Bom, acredito que seja isso. Desculpem o tamanho do texto, me empolguei... =D

    ABRAÇÃO / BJAUMZAUM DO ALLE

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal!

    Acho bem legal as redes sociais para os flashmobs conscientes, onde várias pessoas param e fazem a mesma coisa. Essa é uma maneira eficaz e divertida de conscientizar as pessoas sem se tornar um 'ecochato'.

    Um exemplo recente foi a Hora do Planeta de 2009, que aconteceu no dia 28 de março e milhares de pessoas em 4 mil cidades de 88 países do mundo apagaram as luzes e deram seu voto à Terra. Foi algo histórico e mostrou o poder da comunicação.

    As redes sociais estão aí para criarmos ações como esta e que visem o benefício de todos.

    Cabe a nós, jovens publicitários buscar a melhor maneira de atingir a participação e a conscientização de todos. É um grande desafio!

    Um abração,

    Jorge Hohmuth

    ResponderExcluir
  6. Pela velocidade e pela sinceridade de quem as usa eu acho elas fundamentais.

    São nesses tipos de mídias que todos exploram sua liberdade de expressão ao máximo, é o ápice da sinceridade.

    Acho que elas tem um poder de mobilização enorme seja para coisas sérias ou banais.

    Um exemplo recente seria a campanha via orkut e blog chamada "Volta Muricy" em que mais de 45 mil pessoas já deixaram mensagens que vão ser entregues ao Muricy e a diretoria do São Paulo.

    Sem contar a venda de camisas com o logo da campanha, uma ótima sacada que vai render uma boa grana para quem idealizou a causa.

    Seja para organizar uma passeata ou para tentar trazer o querido técnico de volta, as mídias sociais vieram pra ficar e são uma gigantesca fonte de informação.

    Essas mídias tem um poder de mobilização imenso, só precisam ser melhor exploradas e aproveitadas para tal.

    Revoluções organizadas via web num futuro próximo? Who knows...

    Renato Sassaroli S. M. Batista

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!

    Bom, vamos lá.

    Vou falar de uma forma ampla sobre todo o contexto em que as redes sociais se inserem, web 2.0 e internet em geral.

    Iniciadas como forma virtual de manter relacionamentos, as redes sociais vem se tornando uma forma de integração e
    comunicação das pessoas com o mundo, deixando de se focar apenas em relacionamentos, mas também sendo úteis quando o assunto é divulgar produtos, serviços e movimentos sociais.

    Pelo fato de alcançar um grande número de pessoas as redes socias são de grande valia nas questões de conscientização e a internet
    de forma geral tem agregado muito aos movimentos sociais.

    Alguns exemplos disto são os abaixo assinados realizados online como o "Amazônia para sempre" (www.amazoniaparasempre.com.br), que atingiu seu objetivo superando um milhão de assinaturas, que foram recebidas em audiência pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
    Temos também o exemplo do "Não a homofobia"
    (www.naohomofobia.com.br), abaixo assinado online que luta pela aprovação do PLC 122/06, projeto de lei que visa tornar crime a descrinação por orientação sexual.

    No orkut pode-se encontrar diversas comunidades com intuito de informar sobre estes movimentos e auxilia-los na busca de
    colaboradores. Outro exemplo são as comunidades que trazem informação sobre reciclagem e auxiliam as pessoas a encaminharem
    lixos tóxicos a ONG's e empresas que os recebem e os dão a devida destinação.

    Assim, as redes sociais atuam como meios de integração, nas quais as pessoas podem se unir e lutar juntas por um mesmo objetivo, deixando de lado aquilo que seria empecilho como distância e até mesmo o tempo.

    Estes são apenas exemplos de como a internet e as redes sociais dão voz a população e são fonte de informação. Claro que não se pode
    tornar isto apenas motivo de alarde e não dar sequência aos movimentos, qualquer movimento social deve ser contínuo e seus resultados acompanhados.

    Uma vez que as redes sociais e a internet facilitam a comunicação entre as pessoas as grandes e pequenas empresas podem usufruir destes meios para criar um canal de comunicação com seus clientes. Desta forma, podem aumentar a divulgação de seus produtos e serviços e também observar os gostos e
    o comportamento de seus consumidores.

    Tais redes já são vistas por profissionais de marketing como uma ferramenta poderosa. Empresas e pessoas já ganharam destaque graças a elas. A estilista Marimoon ganhou destaque na internet através de seu fotolog e
    se tornou VJ da MTV,a estilista vendia suas roupas pela internet e hoje tem suas roupas em diversas lojas de shopping.

    Com esses exemplo podemos perceber que as redes sociais vem atuando de forma significativa como meio de comunicação, basta
    a nós buscarmos utilizá-la de forma eficaz, pois como qualquer outro meio de comunicação se não usado da forma correta, o efeito
    positivo pode se tornar negativo.


    Beijos, bom sábado para todos!


    Danyelle Fioravanti

    ResponderExcluir
  8. Acredito que quase todos tem um lado sentimental que as trazem para a realidade do mundo que vivemos. Todos sentem os problemas de desigualdade, porém se sentem impotentes, parece que o sistema é muito mais forte do que elas e que estão sozinhas nessa luta, portanto, optam por não fazer nada.

    Mas, com a crescente dessas redes sociais, é possível organizar mais pessoas com o mesmo intuito, fazendo com que as mesmas não se sintam mais sozinhas na luta, tornando, quem sabe, uma força maior. Pois a voz de um parece pouco, mas essa voz multiplicada por 100 já se é possível ouvir de mais longe, multiplicada por 1000, mais longe ainda e assim o eco vai voltando e encorajando a todos para uma mudança. O que precisa é alguém que tenha a força inicial de puxar, de começar.


    Felipe Vieira Sampaio
    Redman

    ResponderExcluir
  9. As mídias sociais são um jogo aberto, mas a esfera dos problemas sociais é muito mais ampla.
    O usuário do Twitter, do Orkut, do Blog, do MSN é o gerador de conteúdo. Ele influencia, participa, escuta,etc. É o interesse e a relevância que despertam o engajamento para se relacionar por meio dessas mídias.
    Sabendo-se que a Internet não é linear e o usuário absorve a informação apenas que lhe convém,entende-se que a utilização das midias sociais como solucionadoras de problemas sociais deveria ser baseada numa plataforma de consistência e inovação, para que seja despertado no usuário o engajamento e a vontade de fazer acontecer continuamente,em proporções muito maiores. Não apenas em poucos momentos, como na "Hora do Planeta".
    Nunca parar de falar é um bom começo, pois te dá fundamentos para agir.

    Abraços a todos!

    Leonardo Luis Sanches Corrêa da Costa

    ResponderExcluir
  10. As redes sociais são um ótimo meio de comunicação e interatividade entre usúarios que buscam o mesmos interesse, porém a maior dificuldade dessas redes é manter o usúario ativo.

    O Orkut por exemplo, podemos ter inúmeras comunidades das quais nos identificamos mas não mantemos interação social com todas elas fazendo com que seja apenas comunidades de assuntos que nos interessam.

    A questão é não adianta criar uma rede social por criar, pode ser o assunto do momento mas se não houver interatividade não acho que possa ser considerada uma rede social.

    ResponderExcluir
  11. As redes sociais sempre existiram, pois o homem sempre se organizou em grupos. Hoje grande parte desses grupos são formados no ciberespaço com um volume bem maior de participantes.

    Acredito que essas relações são importantes, pois podemos nos conectar com pessoas que jamais conheceríamos, ou nos agrupar com aquelas que tem os mesmos interesses, podendo assim trocar informações e conhecimentos.

    Quando preciso tirar uma dúvida específica vou direto aos fóruns de discussões, o que me permite diminuir muito o tempo que eu gastaria tentando obter essas informações em algum tutorial, por exemplo.

    Essas redes sociais são um “prato cheio” para as empresas se comunicarem com seu público, o blog do estagiário é um grande exemplo, se não existisse, talvez essa seleção não teria tomado a proporção que tomou.

    O problema é quando uma pessoa se torna totalmente dependente das relações virtuais, pois o contato direto entre as pessoas é fundamental. No mundo virtual há muita ilusão, muita exposição e temos que saber dosar a utilização desses meios, filtrando o que chega até nós.


    Esse é um tema bem complexo e extenso, cheio de possibilidades. E por isso muito legal de ser discutido!

    Caroline A. C. Malheiros

    ResponderExcluir
  12. Mídias...

    A sociedade está sendo bombardiada por informações, muitas vezes inúteis. Cabe à nós futuros comunicadores, agir para que os meios sejam utilizados de maneira íntegra, correta. E se for em prol a sociedade melhor. Mas para isso deve-se entender a melhor mídia para que a informação seja fundida de maneira eficaz. Elógica que a internet, hoje em dia é o melhor meio para isso. Muitos são os blogs e sites, que abordam e solicitam voluntários para diversas regiões outros passam informações sobre como está o meio ambiente.
    Para que haja alguma solução aos problemas sociais primeiro deve-se pensar em conscientizar o ser humano.
    As empresas apresentam comerciais e anúncios, informando ao leitor que está preocupado com o meio ambiente, com as "responsabilidades sociais". Mas sabe-se que isso é utilizado de maneira estratégica, para o marketing institucional. Não digo que são todas as empresas que fazem isso, mas esse "marketing ambiental", é feito muitas vezes somente para promover a marca da empresa.
    Deve-se pensar assim: "Não vamos apenas promover nossa marca, vamos fazer uma campanha que possa realmente mudar a consciência do indivíduo.Promover a nossa marca é apenas a consequência de um trabalho bem feito".


    Bom,
    è isso galerinha, espero que tenham me entendido!!!!!

    Até e Tchau....rsrsrsrs
    Cíntia Pereira

    ResponderExcluir
  13. Só quero me desculpar pelos erros ortográficos no post acima...rsrsrs

    Tchau,

    Cíntia Pereira.

    ResponderExcluir
  14. As mídias sociais e a sociedade


    Através das mídias sociais, temos a possibilidade da interatividade, ou seja, o receptor pode produzir e responder a um conteúdo proposto pelo emissor. No entanto, todo meio de comunicação empoe escolhas, filtros, e além disso, o receptor não possui consciência de que ocorre a manipulação, ao invés da mobilização.

    O que falta realmente para diminuir ou até liquidar os problemas sociais através das mídias sociais é construir um perfil de receptor capaz de perceber tal manipulação proporcionada por poucos emissores, que têm o poder.

    Este receptor deve ser interativo, com bagagens políticas e até novidade estéticas e a manipulação deve ser consciente, tanto por parte dos emissores quanto por parte dos receptores. Desta forma o receptor terá a técnica ao seu controle.

    Entretanto o que ocorre atualmente, na maioria dos casos, é que as informações geradas pelos receptores não possuem um senso político, nem uma estética nova, com isso, muitos conteúdos são padronizados e possuidores de um perfil de mensagem acrítica que é aceita pela sociedade.

    Acho que temos esperanças em mudar esta posição dos receptores, investindo que o senso político deve chegar na sociedade, e, através das redes sociais é possível potencializar uma mensagem mobilizadora, não manipuladora.

    As mídias sociais e as marcas

    As mídias sociais gradualmente estão sendo exploradas pelas marcas, com o objetivo de chamar a atenção e forjar relação com os consumidores. O Twitter é uma rede social, ainda pouco utilizada no Brasil, entretanto empresas já estão utilizando. Com esta tecnologia é possível mapear mercados, ter feedbacks constantes, pescar tendências, divulgar novas ações, ou seja, twitter é uma interessante ferramenta capaz de ajudar a agregar valor às marcas. Além disso, novas ferramentas estão surgindo através dele...através da ( trackingtwiter.com/brands ) dá para conferir as marcas mais comentadas pelos usuários, porém são marcas gringas, e, apenas 92 no momento. O twitter proporcionou também ver o traçado de alguns empresários ( exectweets.com ).

    O que acho interesante é que ns redes sociais mais como todo meio que proporciona interatividade, há um conteúdo gerado pelos usuários que são de alta credibilidade para os outros consumidores, porém é fato que a marca perde o controle deste conteúdo, por isso é bom estar sempre atento no que estão falando da sua marca, ou seja, é necessário monitorar e ter extremo controle da imagem da marca nas redes.


    Pedro Henrique Aloi

    ResponderExcluir
  15. O orkut é um grande problema social, pois lembro me de quando eu não tinha orkut e msn, todos os dias estava com os meus amigos, só que por causa da internet estou com eles todos os dias também, entretanto virtualmente.

    Não gosto do Myspace e do Facebook, os dois tem coisas demais e de pouca utilidade para mim, prefiro mesmo o Orkut.

    O Twitter é idiota e engraçado demais, porém tem bastante informações interessantes e podemos compartilhar e receber com outros, desde que os amigos que seguimos sejam inteligentes ou com informações interessantes.

    Já o Ning é uma ferramenta na qual somos o Orkut, só são adicionadas pessoas na qual queremos que sigam e pode ser usado de um forma bacana e usado para o social, como exemplo da minha amiga que migrou o blog sobre doação de cães para o Ning. O Ning nada mais é que um bolg/orkut/twitter, no qual o usuário tem informações daquilo que gosta e procura, nesse espaço o internauta interage e participa mais que em Blogs, por exemplo a agência Click que usa o Ning como website, por esses motivos votei no Ning como futura ferramenta e acredito na sua contribuição para resolver problemas sociais.

    Jorge Vaz

    ResponderExcluir