sexta-feira, 22 de maio de 2009

TAREFA - FINAL DE SEMANA

A tarefa deste final de semana é tirar uma foto de uma peça de comunicação que vocês achem interessante.

Depois disso, façam uma análise do ponto de vista da área escolhida para o estágio.

Exemplo: Criação fala da criatividade da peça em geral... tanto da direção de arte, redação e a idéia como um todo.

Bom final de semana a todos.

59 comentários:

  1. A peça selecionada por mim eh:

    http://www.flickr.com/photos/fehalves/3555268986/


    Acho um conceito inteligente e objetivo e uma direção de arte que se encaixa com o conceito. É algo direto, de fácil entendimento e inteligente. Curto muito essa campanha.


    Fernando Alves Morais Pereira

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  2. Gosto muito de mídia impressa, por isso escolhi algumas Micas que acho super interessante. A primeira é a Mica http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=740043648152930080&pid=1243042656222&aid=1242921848$pid=1243042656222

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=740043648152930080&pid=1243042650855&aid=1242921848$pid=1243042650855

    O cartão de crédito Visa Banco Real, a mica é muito interessante, pois o cartão da para ser destacado da Mica e da para quem pegou a mídia ver como ocupa pouco espaço na carteira e é super simples, mas muito criativa por causa do formato, atrás tem as vantagens oferidas do cartão, fala para o consmidor abrir uma conta no Banco Real, a praticidade do cartão e blábláblá...

    A segunda é uma campanha de Micas da Smirnoff

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=740043648152930080&pid=1243042650855&aid=1242921848$pid=1243042645547

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=740043648152930080&pid=1243042650855&aid=1242921848$pid=1243042638593

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=740043648152930080&pid=1243042650855&aid=1242921848$pid=1243042633065

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=740043648152930080&pid=1243042650855&aid=1242921848$pid=1243042627529

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=740043648152930080&pid=1243042650855&aid=1242921848$pid=1243042622515

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=740043648152930080&pid=1243042650855&aid=1242921848$pid=1243042617170

    Achei super criativo, pois são Micas que dá vontade de guardar, de consumir o produto por dar vontade de experimentar as receitas que tem no verso, na frente são as imagens lindas dos drinks, o logo da Smirnoff e com brasões com frases do tipo sai zica!!! E outras coisas relacionadas com futebol, foi uma oportunidade encontrada pelo publicitário, póis era época de copa e o mais legal é que todas as Micas estavam expostas no mesmo painel para serem retiradas. Achei muito criativo o cara da mídia e o cara da criação. Ah essas são as duas áreas que eu tenho interesse, principalmente criação.


    Promessa, caso eu ganhe o estágio levo as Micas para comemorarmos com alguns drinks.

    Jorge Vaz

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Além de engraças, são extremamente bonitas, e o layout realmente tem a cara do filme.
    Achei todas as peças incríveis e a parte de mídia também é muito divertida!
    Grande direção de arte e grande idéia para uma campanha de hortifruit. Cada tipografia com a mesma característica do filme, fora o cenário e os titulos que lembram com perfeição a cada filme.
    Link para os criadores: www.mppublicidade.com.br/site/?target=campanha_visualiza&pid=38
    Link do post do meu blog:http://ciclophael.blogspot.com/
    Rafael Esau Vulgo: Ciclophael

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  5. Tenho um acervo de embalagens, pdvs, anúncios, folhetos q curto e vou guardando.. são minhas referências e um hobbie q adoro!! dificil escolher um em especial.. então vou postar fotos de algumas marcas cuja comunicação visual eu gosto mto.. ai vai! bjo

    http://www.flickr.com/photos/annaseabra/sets/72157618689504898/detail/

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  6. Analise do ponto de vista da área de criação...

    http://www.flickr.com/photos/pocket_fer/sets/72157618719700836/

    Espero que gostem das analises...
    Beijinhos

    Fernanda belda Martinez

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  7. Peça

    http://www.flickr.com/photos/38794366@N08/3559126187/


    Anúncios All Type sempre têm um impacto interessante devido ao fato da dificuldade de você ter de estar focado no texto e não em uma imagem.

    Perfeita associação do pulso do relógio com a pulsação. Com tal associação fica claro o caráter de um status social diferenciado que a marca possui.

    Uma peça impecável na redação graças ao criativo insight.

    No quesito direção de arte é visto que, mesmo tendo um caráter secundário por se tratar de um All Type, é notado que as cores suaves transmitem o ar de superioridade da Rolex. As mesmas cores amparadas por uma espessa borda preta dão a entender que se trata de uma caixa de relógio. Uma caixa que é equivalente (quanto à sofisticação) ao relógio. O logo ao fundo ampara bem o texto, coroando-o.

    Simplesmente impecável.

    Renato Sassaroli S. M. Batista

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  8. http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=16023533569341496863&pid=1243184056343&aid=1243015608$pid=1243184056343

    Cliente: Heineken
    Produto: Cerveja 600ml

    Diferencial: 600ml
    Afirmação básica: Quem compra HEINEKEN 600ml pode dividi-la entre amigos.
    Conceito criativo: Explorar situações de amigos dividindo a mesma HEINEKEN.



    Análise de Paula Maiolino:


    Direção de arte:
    O tom de verde de fundo é bem peculiar da marca, reforçando sua identidade visual.
    O efeito do líquido caindo no 2º copo não ficou muito bom, está falso.

    Equilíbrio de imagem:
    preenche os espaços sem deixar um lado mais pesado que o outro.

    Título:
    "600ML A HEINEKEN PARA DIVIDIR"
    A redação está muito objetiva e clara.
    Não achei tão boa a diagramação do título, deixou confusa a leitura da frase e a informação acabou ficando apagada.

    Conceito:
    Três copos é a quantidade perfeita para dar a entender que a cerveja é para ser dividida entre amigos, uma vez que se fossem apenas dois copos, poderiamos ter uma interpretação romântica de dois namorados (mesmo se fossem duas mão masculinas).

    Imagem X redação:
    A imagem precisa do título para ser entendida na sua totalidade (não sabemos se a garrafa da imagem tem 600ml só com a foto), desenvolvendo um diálogo entre imagem e texto.

    Para o leitor:
    Duas mão masculinas e uma feminina representa para o receptor a seguinte situação:
    ele (o anúncio é para o público masc.),
    o amigo dele, e a paquera dele. Todos dividindo uma HEINEKEN.

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  9. Boa tarde galera!

    Escolhi este anúncio :

    http://www.flickr.com/photos/38612552@N05/3560371466/


    Sempre gostei muito dos anúncios do Banco Real.
    A direção de arte dessa peça fica por conta de Leo Macias e redação de João Livi.

    Veja que está peça faz parte da campanha que divulga os benefícios em ser cliente Van Gogh, e reforça o conceito mostrado no filme feito para TV.

    Leo usou as cores do Banco real (Verde/amarelo) e resaltou-as na foto para reforçar a imagem de marca da empresa. Para se diferenciar dos outros anúncios do Banco real, o dourado foi inserido sutilmente (abajur, o tom da almofada). O equilíbrio entre texto e imagem ficou muito bacana. A imagem do sofá foi muito bem escolhida.

    A redação em anúncios de bancos acredito eu, deve ser extremamente objetiva. O uso de um comentário/depoimento do cliente ajuda a resaltar o conceito da campanha e leva o leitor a procurar o texto que explica o serviço.

    Beijos e abraços,

    Pedro Aurélio

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  10. Boa tarde para todos,
    eu sei que era para tirar uma foto, mas eu resolvi mostrar um pouco o que rolou na faculdade uniradial esta semana....
    fisemod um evento para reunir todos os cursos da faculdade e depois colocamos isto em um informativo do que rolou.
    foi um grande susseço de um semestre inteiro de trabalho e muita dedicação dos alunos
    e particularmente esta foi a melhor peça de comunicação onde eu pude trabalha para ser realizado com grande trabalho, amor e armonia entre os grupos...

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=5330716486743262687&pid=1243190344799&aid=1242472401$pid=1243190344799

    PS: confira algumas fotos no meu orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=5330716486743262687&aid=1243001763

    bjs e ate...
    Angélica M. de Lima

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  11. Duas peças chamaram muito minha atenção nessas últimas semanas:
    o mídia card sobre a escravidão da Sagarana Comunicação http://www.flickr.com/photos/marcellaarcuri/3560615886/
    e o AquarioMania Bus Stop da Bolero Comunicação http://www.flickr.com/photos/marcellaarcuri/3560615874/
    http://www.youtube.com/watch?v=McQWnEwGmdU

    Ambas as peças mostram uma criatividade e inovação gigantesca, mostrando que por trás de todo o processo houve um planejamento intenso.
    Nos dias de hoje, para se conseguir com que as pessoas parem e prestem atenção em algo é preciso muito esforço e imprevisibilidade, e foi isso que fez com que essas duas peças conseguissem tanta atenção e fossem bem-sucedidas.
    A questão da escravidão foi deixada de lado há tempos e para retomar o assunto e fazer com que ele fosse novamente discutido, era preciso impactar. Como não havia verba suficiente, escolheram uma mídia nova e barata, mas que consegue captar o olhar do público.
    Algo planejado também foi conseguir o link entre essa mídia e outras. O cartão leva o público para a internet e por ser diferente, conseguiu uma publicidade espontânea, como comentários na Rádio Cultura.
    Já a AquarioMania conseguiu transformar uma mídia exterior simples, pela qual as pessoas não dão tanta atenção, em uma mídia exterior inédita, que conseguiu impactar até mesmo pessoas que não faziam parte do target.
    A peça foi fotografada e filmada por várias pessoas, o que ajuda a fortalecer a campanha, pois cada vez mais as pessoas vão espalhar a novidade por outros cantos e entra aqui mais publicidade espontânea.
    Por isso é tão importante elaborar um plano de mídia, analisar o público-alvo, o mercado onde a mídia será lançada e como conseguir impactar.

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  12. Olá a todos!

    Como vocês estão? Tudo bem?

    Antes de fazer uma avaliação da peça que escolhi, optei por realizar um breve levantamento dos dados da empresa e da campanha cuja peça faz parte. A peça que selecionei é de um Shopping Center denominado PLAZA SHOPPING. Esse shopping está há mais de dez anos no mercado e situa-se em área nobre do Recife, PE. O local é bem estruturado e seu recinto é agradável e charmoso. O shopping possui salas de cinema, espaço de jogos eletrônicos, praça de alimentação e as mais variadas lojas. Tudo isso em quatro andares espaçosos. Além disso, também possui um amplo estacionamento que garante conforto aos clientes. É importante citar que as lojas no interior do shopping praticam preços elevados e promoções são raras. Fora isso, a responsabilidade ambiental é identificada, pois o shopping é responsável por cuidar de uma praça que está ao seu lado.

    Os concorrentes do PLAZA SHOPPING se dividem em diretos e indiretos. Os diretos são dois shoppings situados em Pernambuco que oferecem produtos e serviços similares, com preços semelhantes para o mesmo tipo de público. Já os indiretos são dois outros shoppings e as lojas de grife localizadas ao redor do local.

    Os consumidores do PLAZA SHOPPING são, predominantemente, formado por pessoas de ambos os sexos da classe A e B. Esses indivíduos são exigentes e críticos. Possuem nível sociocultural elevado e se preocupam mais com a qualidade e status de um produto ou serviço.

    Esta é a marca do PLAZA SHOPPING:

    http://www.flickr.com/photos/danielchagas/3560927506/

    Esta é à frente do PLAZA SHOPPING:


    http://www.flickr.com/photos/danielchagas/3560121101/

    Esta é a praça que o shopping preserva:

    http://www.flickr.com/photos/danielchagas/3560935486/


    Daniel Filipe Beltrão Chagas.

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  13. Tratando, agora, da peça de comunicação da empresa, podemos mencionar que esta peça faz parte de uma campanha institucional em comemoração aos 10 anos do PLAZA SHOPPING. Dentro dessa campanha há várias outras peças que mostram as pessoas em situações agradáveis no shopping. Junto a elas, o texto “COMO VOCÊ SEMPRE QUIS” visa exibir a empresa e seu posicionamento. A peça está, possivelmente, há um mês sendo veiculada e está localizada na curva da rua onde se encontra o shopping.

    Esta é a peça:

    http://www.flickr.com/photos/danielchagas/3560927468/

    Sabendo sobre a empresa e sua peça de comunicação, podemos fazer uma análise do planejamento dela. Primeiro, a peça está próxima ao shopping o que reforça a imagem da empresa, especialmente, por se tratar de uma peça institucional. Por isso, ponto para o planejamento. Segundo, a maior parte dos consumidores do shopping é formada pela classe A e B que moram nas proximidades do local. Sendo assim, além de valorizar a imagem do shopping atingimos diretamente nosso target. Novamente pontuação favorável. Ainda dentro do planejamento, a peça deixa claro o posicionamento construído pelo planejamento que é mostrar um shopping agradável, completo e sofisticado. É importante comentar, que dentro da comunicação integrada o shopping investe pesado em publicidade, pois, está em um estado de maturidade no mercado, se o compararmos ao ciclo de vida do produto.

    O que falta nessa peça e em outras que fazem parte da campanha é mostrar a empresa como ambientalmente responsável, visto que, lidamos com um público mais apurado e que cobra das empresas uma postura mais consciente. Por isso, nem que a informação fosse mínima já que a peça é de comemoração, deveria ter algo que reforçasse isso ao público. Ainda discutindo a peça, ela está em front light na curva da rua do shopping e virada um pouco para dentro de uma vila local. Isso compromete o impacto da mensagem, pois dificulta aos carros que transitam serem atingidos pela mensagem. A idéia central e o significado da peça são bons e refletem o posicionamento do shopping. Em relação à diferenciação, a peça é falha, pois, se assemelha bastante as campanhas realizadas por nossos concorrentes diretos. Por isso, é recomendável reforçar, ainda mais, a imagem que os clientes têm sobre o shopping: status e sofisticação. Fora isso, a mensagem da peça é simples e possui credibilidade. Essa peça também se mostra pertinente, pois celebra junto ao consumidor uma década de existência da empresa diante de uma crise econômica que afeta, principalmente, o seu público-alvo: as classes A e B, segundo a FGV. (http://opiniaoenoticia.com.br/economia/classes-a-e-b-foram-as-mais-afetadas-pela-crise/). Essa estratégia de trazer a idéia “estamos juntos” e fazer uma celebração conjunta, sempre se mostrou excelente em momentos de crise, pois mostra uma postura mais humana de uma empresa. Mostra que a empresa não se preocupa apenas com lucros. Por isso, estratégia bem unida ao planejamento. Estratégia bem planejada.


    - FIM -

    Espero que tenham gostado! :D

    Daniel Filipe Beltrão Chagas.

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  14. A peça em questão é muito bem feita, simples, clean, mas de uma forma muito impactante. A direção de arte é simples, não possui elementos complexos, tem apenas uma foto que chama muito a atenção e um texto explicando o anúncio. Esse é um daqueles anúncios que eu gostaria de ter feito, pois, além de servir para uma causa nobre, tem um toque muito criativo. Na redação não vemos nenhum trocadilho ou algo diferenciado, até porque não precisa, nesse anúncio o impacto fica por conta da imagem, e a redação está lá para apoiar a idéia, com um tom sério, para trazer a tona toda gravidade do problema. Ele sai do padrão, é o estilo do anúncio no qual a imagem completa o texto e vice-versa, não é foto legenda, deixa muito claro qual era o briefing e o problema. Digo isso, pois muitos anúncios são super criativos, mas apenas para os publicitários, são difíceis de entender para quem não está no meio. Vemos que aquela frase do menos é mais é cada vez mais coerente. Além de cumprir o objetivo de passar a mensagem, sensibiliza e atinge as pessoas em cheio. Genial.

    Segue o link:
    http://twitpic.com/5vnlf

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  15. Minha análise

    http://www.flickr.com/photos/ivensricardo/3560295213/

    Na publicidade quando se cria, sintetizamos,e analisar é o caminho contrário,ou seja,expandir o que está sintetizado(essa foi minha linha de raciocínio...)

    Ivens Ricardo Lima da Silva

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  16. Este comentário foi removido pelo autor.

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  17. Segue um teaser da minha loucura por um estágio na 141, não deixem de ver... em breve a minha Loucura, Aguardem!

    http://www.youtube.com/watch?v=iMWD_586tTk

    Thiago Magnus de Oliveira Silva

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  18. Oiiii

    eu escolhi uma campanha que acho muito legal, que é a da Becel Pro - activ,abaixo segue o link com a foto da peça de revista e com o vídeo no site da becel

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=13742330828111678022&pid=1243213423731&aid=1241782991

    http://www.qualeoseunumero.com.br

    Bom, depois da análise da situação, o planejamento realizou análise do novo iogurte da becel em relação as concorrentes, notando desse modo suas forças, seus diferenciais. Nesta análise foi percebido que um grande diferencial do Becel pro-activ é que ele contêm fitoesteróis, que ajuda no cuidado do colesterol. Deste modo o planejamento definiu qual seria o objetivo de comunicação desta campanha:

    - Mostrar que o Becel Pro - activ possui fitoesteróis e pra que serve

    -Gerar interesse do público em consumir o iogurte novo no mercado

    - Informar sobre os cuidados que deve-se ter com o número do seu colesterol

    Após todas estas definições o planejamento vê quais são as melhores mídias para veicular a campanha,de acordo com proposta e público - alvo, decidindo pela Televisão, Revista, Rádio e Materiais de Ponto de Venda.

    bjsss

    Nara Luisa Corassini Sertori

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  19. Olá galera!

    O anúncio fotografado para essa tarefa está publicado no flickr (http://www.flickr.com/photos/tiago_castro/3560771171)

    A peça escolhida foi um recente anúncio da operadora Vivo e foi analisado do ponto de vista da criação. A análise está na descrição da foto no flickr.

    Abraços

    # Tiago Castro

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  20. Bom, estava folheando algumas revistas que tenho aqui em casa, e me deparei com essa campanha, lembro que a primeira vez que a vi eu tinha gostado muito. Bom, escaneei a peça, para que possa ser melhor compreendida.

    Peça escolhida: http://www.flickr.com/photos/thiagomagnus/3561693402/in/set-72157618748788274/

    Cliente: Banco Real
    Campanha: Real Universitário.
    Mídia Impressa
    Veículo: Revista Super Interessante nº 263 / Março 2009 – Página Dupla
    Com base no Planejamento que é a minha área, fiz uma análise do anúncio especificado.
    Objetivo: Ao analisar a peça, deu para perceber que o objetivo era divulgar um serviço oferecido pelo banco que no caso era o serviço Real Universitário, ao seu público em potencial, que incluía além da conta, cartão de crédito e Limite pré-aprovado.
    Target: O público consumidor do Real Universitário, são os próprios Universitários, a maioria constituídos por estudantes entre 18 e 24 anos, sem renda fixa, dependente dos recursos dos pais, ou de bolsa-auxílio de estágio.
    Perfil desse público:
    Perfil dos Estudantes Brasileiros
    56,6% são mulheres 46,9% são homens
    54,4% estão no interior 42,8% estão em capitais
    69,2% estudam à noite 63% estudam de dia
    Destaques - 2006
    39,73% dos alunos que entram no ensino superior têm mais de 25 anos.
    53,6% estudam em universidades.
    As mulheres passaram a frente dos homens no ensino superior.
    55,7% do total de etudantes é do sexo feminino.
    Os universitários trabalham cada vez mais. Em 2004, 25% declararam trabalhar ou já ter trabalhado em tempo integral. Em 2006 esse índice era de 53,7%. 87% das famílias dos alunos das instituições públicas estão na classe C ou acima.
    A renda familiar mensal de 73% dos estudantes do ensino superior não ultrapassa dez salários mínimos. Em 2004, o índice era de 69,5%. No ensino a distância, 39% trabalham e ajudam a sustentar a família e 43% têm renda familiar de até três salários mínimos.
    Fonte: Revista Ensino Superior
    A partir de uma pesquisa feita pela MTV SOBRE Jovens e a sustentabilidade, algumas indagações puderam ser levantadas:
    - Os jovens da sociedade contemporânea estão perdidos frente a tamanha diversidade de fontes de informação, principalmente com a expansão da internet
    - Vaidade, consumismo e acomodação continuam sendo os principais atributos que eles usam para descrever sua própria geração. Ao falar sobre seu próprio perfil, os adjetivos soam espontâneos - “impaciente”, “independente” e “individualista”. Contudo, quando o assunto é o futuro, dois em cada dez jovens se preocupam com o meio ambiente, com destaque para o aquecimento global (34%) e a falta de água (24%).
    - E, apesar de se definirem como uma geração acomodada, eles já começam a exercer a cidadania: 45% dão preferência para produtos de empresas que têm programas para preservação do meio-ambiente e 38% já fizeram alguma reivindicação na escola.
    - O termo “sustentabilidade” ainda é pouco compreendido pelos jovens. Muitos entrevistados reagem com silêncio quando questionados sobre o tema. O termo “sustentabilidade”, segundo eles, ainda é tratado de forma superficial e sem profundidade, além de ser considerado difícil, complexo e capaz de gerar múltiplas interpretações. O tema “consumo consciente” também gera muitas interpretações, mas a maioria converge para um entendimento próximo do correto: “comprar somente o necessário”, “consumir menos compulsivamente” e “ter bom senso e responsabilidade ao comprar”.
    Fonte: Mercado Ético - http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/documentario-da-mtv-mostra-opiniao-jovem-sobre-sustentabilidade/

    continua no próximo comentário...

    Thiago Magnus de Oliveira Silva - Planejamento

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  21. A partir dessas pesquisas podemos tirar algumas conclusões que podem ter vindo a ajudar na elaboração do posicionamento e do conceito de comunicação para esse público específico. Alguns Insights:
    1 – O jovem já começa a exercer a cidadania – destaque para a afirmação de que 45% dão preferência para produtos de empresas que têm programas para preservação do meio ambiente;
    2 – O jovem atual é vaidoso, consumista – Quer melhores adjetivos para a venda de crédito e banco?
    3 – A maioria dos universitários são mulheres.
    4 – O jovem é antenado com as novas tecnologias.
    5 – O Banco Real, já tem em seu posicionamento, a preocupação com a sustentabilidade.
    Táticas
    A partir daí conseguimos amarrar alguns pontos para esta campanha.
    Utilizar uma jovem, mulher, que é preocupada com o meio ambiente.
    Focar no crédito, e no gratuito (10 dias sem juros)
    Faça a conta universitária on-line – antenados e acomodados – Não precisam sair de casa para abrir uma conta, fazem tudo num click.
    Escolher uma revista jovem que trate tanto do conhecimento quanto do entretenimento, assuntos que o jovem atual se interessa – A Super Interessante é uma revista que sempre traz assuntos relacionados ao meio ambiente e ao jovem.
    Conceito: Que mundo você quer? Reinvente. Faça com a gente. - Expressa um pouco de tudo que falamos, a sustentabilidade, a preocupação e a escolha pelo social, a vontade de mudar o mundo a partir da responsabilidade social de cada jovem.

    Ficou imenso, mas é isso...

    Abraços!

    Thiago Magnus de Oliveira Silva - Planejamento

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  22. Ufa! Escreví bastante, mas aqui está:
    http://tiagopra141.blogspot.com/

    Aquele abraço!
    Tiago Lima

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  23. Foi difícil selecionar, dentre as várias que tenho no meu computador, uma... porém selecionei três peças/ campanhas...

    Alle - Criação

    Peças 001 - Motorola - Ogilvy Mather (China)
    http://twitpic.com/5w45z
    http://twitpic.com/5w40t
    http://twitpic.com/5w3zc

    Esta campanha da Ogilvy para a Motorola me chamou muito a atenção, pelo conjunto da obra. Como o produto é um celular com GPS, o que sugere uma público alvo de classe econômica um pouco mais alta, percebemos uma redação simples, que apenas complementa a fotografia, fechando o "conceito" da campanha.

    Durante a criação acredito que toda a equipe chegou no consenso que todos, ou quase, já passaram por uma situação dessas (eu mesmo já passei), isso faz com que o público alvo da campanha se identifique com a cena, e ache graça (diz o velho ditado que "pimenta nos olhos dos outros é refresco). A direção de arte trabalhou muito bem a quantidade de pessoas na fotografia, onde o leitor não se perde e acaba entendendo facilmente o que estão fazendo. Se observa que, em todas as peças, foram usados cinco modelos (cinco é número "central" para os chineses), para que as pessoas tivessem um link entre as peças. Em todas os lugares atrás dos modelos sugerem serem lugares propícios para se perder e não encontrar mais ninguém para pedir informação... Não foi destacada nenhuma cor, muito pelo contrário, foi usado um tratamento de imagens com um tom mais "dessaturado" para não dissipar a atenção do leitor.

    A redação (MING8. AGORA COM GPS, AINDA BEM!) tem um tom de humor, o que irá fazer o leitor, sempre que pedir uma informação, lembrar da Motorola e do Ming8.

    Como a leitura é feita da esquerda-superior para direita-inferior, colocaram os textos em lugares opostos ao que o olho humano acompanha, isso faz com que o leitor veja a imagem, ria, entenda e leia o texto como complemento.

    Acredito que mostrar situações onde o público alvo se identifique é a solução ideal para posicionar um produto e/ou marca.

    Alexandre Fernando de Oliveira

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  24. Alle - Criação

    Peça 002 - MK2 - The Kitchen (França)
    http://www.youtube.com/watch?v=9L9n8E5iwJM

    Nesta ação feita para cinema para o MK2, utilizando o MSN, usaram dois critérios que são bem aceitos pelo público alvo (no começo com um pouco de estranheza... kkkkk), um deles foi o trailer de "Velozes e Furiosos" (ou seja eles não usaram, a princípio, o espaço como "espaço publicitário e sim como um trailer comum), enquanto as pessoas se divertiam com o trailer, que é regado com muita ação e aventura, surge uma janelinha no canto direito do vídeo... É agora que entrou o talento dos diretores de arte (e o segundo critério para uma boa aceitação), eles usaram a tela de um computador comum em uma situação que também é corriqueira entre muitos, estar assistindo (adoro gerúndio) algo e começam a conversar com a gente pelo MSN. O trailer do filme continua passando em um segundo plano enquanto vai descorrendo uma conversa no primeiro plano. Essa ação despertou o carisma de muitos porque tem por base a identificação das pessoas com a situação, o que (como dito na peça 001) faz com que a marca e/ou produto fique bem posicionada na mente do consumidor.

    A redação usada foi a mais corriqueira possível entre dois amigos franceses, uma redação simples, de certa forma ousada, mas com um tom de humor original. Apenas a assinatura final da campanha que acabou por se perder nas duas janelas o que pode levar o consumidor a interpretar como um "erro" (já que são de erro do sistema operacional Windows).

    Durante a conversa observamos que ao fundo (papel de parede do suposto computador) estão sendo usadas as cores azul e verde, as mesmas cores da marca MSN, isso faz com que sempre a marca MK2 seja, inconscientemente, lembrada quando o telespectador ver as cores e a marca MSN.

    Alexandre Fernando de Oliveira

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  25. Alle - Criação

    Peças 003 - Bohemia - DM9 (Brasil)
    http://twitpic.com/5wb7i
    http://twitpic.com/5wbcq

    Esta campanha mostra que a história é dividida em dois momentos: o quanto dura o ato e o quanto vai durar na história. Foi assim com Beethoven e com Santos Dumont, ambos mostraram durante um curto período de tempo seu dom para o mundo, porém já são reconhecidos por suas obras há mais de um século. Esse é o tema da Bohemia nesta campanha, o tempo que degustamos da cerveja é, de certa forma curto, mas o nome "Bohemia" já está na história há mais de um século também.

    A direção de arte caprichou na fotografia e no conceito "você no lugar da estrela"... Nas duas peças a fotografia nos mostra o olhar dos mestres Beethoven e Santos Dumont enquanto "regiam" suas, respectivas, obras. As roupas e penteados nos remetem aos anos dos reais acontecimentos (principalmente o de Dumont)... O tom "amarelado" dado a foto é um tom de cor dado, usualmente, a produtos premium (a cerveja Bohemia é um produto premium), é um tom amarelado dourado. O papel envelhecido, ao lado da garrafa de cerveja, completa essa ideia de tempo e o que esta gravado na história. A redação "complementar" no papel nos traz um pouco mais de cultura, o que agrada os consumidores de produtos premium.

    A tipologia utilizada é em formato "script" o que faz o tema premium ser mais enfatizado. Utilizaram de tipologias mais "fortes" em palavras chave como "o tempo" e "conquistas".

    Pessoas premium sentem-se atraídas pelo bom gosto e cultura como apresentadas nesta campanha.

    Alexandre Fernando de Oliveira

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  26. Ah... Quero parabenizar a 141 SOHO SQUARE pelas duas posições ganhas no ranking das agências do Ibope Monitor...

    Espero fazer parte da equipe quando alcancarmos a 1ª posição.

    Alexandre Fernando de Oliveira

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  27. Já que a peça escolhida por mim é um comercial que já não é veiculado atualmente, envio o link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=9hQ4VVPxc3Q&feature=related

    Para ser boa, uma comunicação precisa de uma boa argumentação.
    Essa peça nasceu um ano antes de mim. Claro que eu fui conhecê-la depois de um certo tempo, mas não teria conhecido se não fosse boa.
    Uma boa ideia não tem validade. Depois de vinte e dois anos, na minha opinião, continua uma grande ideia.
    O comercial é dos mais aclamados de todos os tempos. Foi criado pelos caras mais sensacionais da propaganda brasileira e para um cliente de credibilidade, que, convenhamos, se tornou muito mais crível a partir da peça em questão.
    O texto é pura argumentação a respeito dos feitos de um homem, que, pixelizado, é aparentemente genial e admirável. Quando toma sua forma e os pixels se transformam naquela figura repugnante que todos conhecemos, aquele conceito matador aparece ("É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade. Por isso é preciso tomar muito cuidado com o jornal e a informação que você recebe.") seguido do slogan, que na minha opinião é muito bom ("O jornal que mais se compra e o que nunca se vende.").
    Com certeza, é referência para muita gente. Ao meu ver, ao usar uma argumentação (o que toda comunicação deve fazer para vender), não se vende só o jornal, mas uma ideologia de marca e uma inteligência inigualável para se vender informação.
    Para uma aspirante a redatora publicitária como eu, é uma peça fundamental que mostra que uma argumentação deve ser bem elaborada no sentido de passar os dados do produto, do benefício ou do que quer que seja útil para o público, mas não é nada se não tiver um conceito criativo em que se baseie.
    Nesse caso, é referência porque não vende o jornal, mas a informação, criada por pessoas inteligentes para pessoas inteligentes. Literalmente criada por pessoas inteligentes. Nizan e Olivetto.

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  28. Olá!

    A peça de comunicação que escolhi foi da Eh!cosmeticos ( www.ehcosmeticos.com.br )

    Foto:
    http://img36.imageshack.us/my.php?image=ehcosmeticos.jpg

    Pois ele é criativo, diferente de outras peças que são feitas para o mercado de cosméticos. Sendo trabalhado com ilustração, tipografia como imagem transfomando em um caligrama se formando em uma peça jovial e atual.


    Abraços,

    Fernanda Sabaudo

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  29. Opa!!!

    Bom, não consegui tirar foto pois estou sem máquina. Mas, peguei uma imagem de uma peça que eu já vi algumas vezes e que acho muito interessante:

    http://feliperenzulli.blogspot.com/

    É isso!! Abraços.

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  30. Bom, fiz a análise de uma peça que considero bem bacana, pelo menos do ponto de vista da criação! O texto está no meu blog:

    http://brazucatrends.blogspot.com/

    Abs,
    Caio Zuccolotto

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  31. http://twitpic.com/5wjch
    No canto direito da arte está escrito:Não perca, em semtembro, Cindy Crawdord com quase nada. Playboy.

    Essa campanha é de 1999 (Para lançamento da Playboy da Cindy Crawford), mas com certeza seria tão admirada quanto foi, caso fosse lançada hoje. É simples, impactante e iconográfica.
    Criação do Sidney Araújo....O que mais me marcou foi quando ele falou dessa campanha: toda campanha conta uma história, e melhor que seja uma simples...E que não se confunda simples com pobreza de conteúdo.
    Acho que todas as áreas da publicidade devem estar atentas a isso num mundo em que conseguir 1 segundo de atenção de uma pessoa é uma vitória.
    O planejamento tem que estar atento a isso e não se perder num mar de informações.Focar e entregar para a criação o simples e o necessário!

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  32. Caras não achei nada legal para fotografar... Mais essa ação vale a pena....

    Fotos da ação e meus comentários sobre ela, na visão de futuro planner.

    http://aoinvesde.blogspot.com/2009/05/sera-que-alcanco-esta-formula-um-dia.html

    Douglas Ribeiro

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  33. http://www.flickr.com/photos/estiveljr/3562216056/sizes/o/

    http://www.flickr.com/photos/estiveljr/3561398125/sizes/o/

    Viajando um pouco pela internet, encontrei uma campanha bem legal, na verdade achei primeiro o redator (Ícaro Dória) e depois a campanha. A campanha se chama “Bandeiras”, gostei dela porque achei que é simples e concisa. Os anúncios funcionam como o produto, trazem informações sobre os temas atuais do mundo, só que usam uma linguagem diferente, e esse é o legal da campanha, a semelhança de conteúdo entre a anúncio e o produto, pois se existir uma empatia com a peça também vai existir com o produto. A idéia dos gráficos para a linguagem é muito útil, pois permite uma leitura de três itens de maneira simultânea, que são a bandeira, a legenda e a mensagem que a conversa entre eles gera. O conteúdo dos anúncios foram bem escolhidos, pois não são tão difundidos , mas são relevantes e chocantes, ou seja, são informações novas e interessantes.

    Estível Ramos Jr.

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  34. Olá pessoal,

    Escolhi a campanha da TIM - Mente sem fronteiras, iniciada em Abril/09 para fazer minha análise, de acordo com a visão do planejamento da agência.

    A peça de comunicação fotografada é de mídia impressa (revista) e ilustra a segunda etapa da campanha, que visa abordar os serviços diferenciados prestados pela operadora.
    Achei interessante a campanha pois trata-se de um novo posicionamento da empresa, que agora tem o foco em fidelizar a marca e o cliente.
    Iniciou-se com um filme de TV aberta (plano de mídia nacional), anúncios sequenciais em jornal e revista, mídia exterior, ponto-de-venda e internet.
    Foram elaboradas veiculações diferenciadas dos vídeos para jornais, revistas, cinema e internet.
    Existem relatos na internet de que a empresa também teria feito uma ação de mídia exterior que contava com helicópteros sobrevoando a cidade de SP e RJ, projetando frases de sua campanha; essa ação substituiria então os "polêmicos" outdoors.
    A agência criou uma proposta para aplicar a campanha nos jornais Metro e Destak, colocando os jornais dentro de um balão (aqueles utilizados nas histórias em quadrinhos sinalizando diálogos) que remetem à proposta da operadora, de liberdade para comunicação.

    Eu acho que a empresa deixou um pouco a desejar na questão da internet, poderia ter sido algo mais agresssivo e impactante. A criação de um hot site, por exemplo.


    link da campanha:
    http://www.flickr.com/photos/ju_vicente/3563057746/in/set-72157618060891601/

    http://www.flickr.com/photos/ju_vicente/3563057758/in/set-72157618060891601/

    Bom é isso, obrigada e boa semana a todos!

    Juliana Vicente

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  35. Uma das peças antigas que eu andei vendo esses dias foram as do Pão de Açucar, com o conceito 'O que faz você feliz?'.

    Os filmes ficaram muito legais.
    Das peças que foram pra mídia impressa eu gostei muito dessa

    http://www.oquefazvocefeliz.com.br/img/wallpapers/1024x768/1024x768_an_abertura_final.jpg

    As outras falavam sobre chocolates, pães e vinhos.
    Acho bem interessante essa nova imagem que o Pão de Açucar vem adotando. Se diferenciando dos seus concorrentes de varejo.
    Nessa campanha eles apostaram nas coisas simples do cotidiano que nos fazem felizes. Optando em atingir o publico pelo lado emocional. Conceito que casou bem com o slogan 'Lugar de gente feliz.'
    A cena retrata remete a infancia, quem nunca comeu um pedação de melancia assim?
    Os pontos de foco da foto nos faz percorrer a cena, do menino com a melancia até o titulo, texto e assinatura.
    O menino olhando diretamente pra camera conversa diretamente com o leitor.
    O texto vem como complemento da imagem, brincando com as palavras, divertindo.

    Como diz Martine Joly sobre as imagens publicitárias
    'as imagens não são as coisas que representam, elas se servem das coisas para falar de outra coisa'.

    Mariel Yukari Nakazato

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  36. e ai pessoal como foram de fim de semana?, espero que bem!

    bom essa é a tarefeinha de fim de semana!
    Analisar uma peça de comunicação que eu achasse interessante, e comentar segundo a área do estágio escolhido!

    a foto está neste link:
    http://www.flickr.com/photos/doocavendish/3562256923/

    Minha área é o design por isso escolhi o cartaz do 15º Concurso de Design mobiliário – CETEM, porque achei uma peça extremamente funcional, e com conceitos de design muito bem aplicados!
    Foi construído no formato A3, mas apresenta 2 dobras, uma na horizontal e uma na vertical, o que possibilita o cartaz se tornar também um folder.
    O cartaz foi projetado pra que sendo dobrado ou não, transmita todas as informações necessárias.
    Na imagem usada, fica fragmentado o texto: “15º Concurso de Diseño Industrial Del Muebele” mas conseguimos interpretar, porque é o mesmo que está escrito no texto informativo.
    Dá-se a entender que a tipografia foi recortada do plano, e usaram muito bem o contraste da luz, sombra e reflexo, que nos leva pensar que seja tanto um papel recortado quanto um piso liso e brilhante.
    No texto há um peso de informações entre o negrito e o light da tipografia.
    Os logotipos dos patrocinadores e colaboradores, foi invertido do esquema de leitura tradicional, pra que funcionasse com o cartaz aberto ou fechado.
    O mais interessante é que na frente do cartaz foram usados fundamentos do design pós-moderno, como a sangria da imagem, a fragmentação das palavras, a inversão do padrão de leitura, tipografia com aspecto de recorte, e na parte de trás do cartaz foi usado os fundamentos do design moderno, apresentando todas as informações dentro de um grid hierárquico, facilitando a leitura, e dando um aspecto clean e minimalista na layout.
    Também foram usados, e muito bem usados conceitos da gestalt, como o fechamento, que nos leva a olhar primeiro para o meio do cartaz antes de olharmos as informações.
    E o contraste de cores, entre os tons de cinza e o laranja, que alias foi outra coisa genial neste cartaz, conseguir utilizar tantos conceitos e criar um visual harmônico e agradável, utilizando apenas duas cores...rsrsrs...gênio!

    É isso ai pessoal, ahhh lembrando que hoje dia 25/05/2009 é o dia do orgulho nerd, portanto um feliz dia nerd a todos os nerds presentes! shushuas

    Aqui é o Douglas lima, e eu tenho orgulho de ser nerd!

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  37. Ontem a noite eu vi na internet a campanha da Havaianas dando boas-vindas à Primavera na Europa e achei muito legal, criativo, com apelo visual, e a possibilidade de interação do público, mas acabei de encontrar uma peça mais simples ainda, com mais apelo ainda e com mais interatividade ainda: http://rafiado.blogspot.com/2009/05/g-marketing.html (crédito: blog Rafiado, CE)

    Eu tenho interesse nas áreas de atendimento e planejamento (prefiro!), portanto, não pretendo tentar falar sobre a criatividade da peça nem sobre quão incrível é o anunciante ou seu histórico de campanhas, isso não se aplica ao caso agora! O que achei incrível foi como simples placas colocaram o motorista em contato direto com a marca (anunciante) oferecendo o kit produto+serviço que, a princípio, ele não precisaria! O simples fato de esse "anúncio" ter sido colocado diante de um grande buraco no asfalto com certeza instigou os motoristas a procurarem o anunciante (precaução talvez?), ou seja, comunicação clara e feita diretamente no target. Além disso, como o próprio blogeiro cita, matou dois coelhos com uma cajadada só: divulgou a marca e denunciou o descaso público com a manutenção das vias! As placas foram retiradas da cidade cerca de duas horas depois de colocadas, então, dá pra perceber a repercussão que teve (vejam uma reportagem: http://tvverdesmares.com.br/cetv1aedicao/prefeita-da-coletiva-sobre-os-buracos)!

    Até mais!
    Sabrina Sato


    (Ah, uma sugestão fora da tarefa é a campanha da Pantene para Tailândia: http://www.youtube.com/watch?v=Um9KsrH377A, storyboard sensacional, criação da Grey Thailand! To dando a dica como um PS porque não abriram nenhum tópico pra gente interagir fora das tarefas! Fica o meu pedido!!! Tks)

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  38. Para a realização da tarefa eu escolhi um anúncio de mídia impressa criado para a churrascaria Barbacoa. Este anúncio, sob o ponto de vista do Planejamento, revela que uma excelente churrascaria preocupa-se com uma série de fatores que vão além da carne.
    link: http://www.flickr.com/photos/loucuradoleonardo/3562864995/

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  39. Boa tarde,

    Escolhi a recente campanha da Sky feita pela agência GIOVANNI+DRAFTFCB, a área escolhida por mim para participar do estágio é RTV.Então a minha análise é a seguinte:a produção desse comercial foi gigantesca,pois envolveu vários atores e figurantes,figurino,e cenário muito bem bolado(tudo aconteceu no aeroporto) com conceito de que a tv pode acompanhar as pessoas.

    Segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=3ic_CLi5DnY

    Mayara Carvalho Passos - RTV

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  40. Boa tarde.
    O departamento que escolhi foi RTV, diante disso farei uma análise do comercial da Bauducco- especial de natal. O que achei interessante, foi o cenário, uma pequena história porém ao mesmo tempo envolvente.Acredito que a maior dificuldade da equipe foi a montagem do cenário,pois lembra uma cidade italiana.
    Segue o link:http://www.youtube.com/watch?v=ltMT4Dp9IXc
    Morganna Carvalho Passos-DF

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  41. Bom, ai está a minha análise, gosto muito dos impressos da Hp sempre tem uma linguagem intuitiva,leve e bem objetiva ...

    Obs: A análise completa você acompanha no link em anexo com a foto !

    http://2.bp.blogspot.com/_2KfQtEawOmk/ShrbhNilCOI/AAAAAAAAAFM/FAzgZ_0JYZ8/s1600-h/sadia+final.png

    Eduardo Santos de Almeida !

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  42. http://www.flickr.com/photos/santuci/3563960582/sizes/o/

    Minha imagem creio ser um pouco atípica e acredito que muitos não gostarão, rs. Como disse anteriormente, com o falecimento de minha câmera, não tive a chance de fotografar, mas separei um mailing que recebi da loja “Ponto Verde”, licenciada por venda de produtos do Palmeiras. Eu particularmente a vejo como algo normal, mais uma peça que não possui aquela instigação criativa a qual faz o receptor se coçar de curiosidade em experimentar o produto/serviço divulgado, contudo ela é eficaz para seu público alvo. Apesar de uma ilustração porcamente cortada no Photoshop, ela faz com que o torcedor fique na expectativa para saber o novo formato da camiseta do Palmeiras, e o texto conseguimos identificar o Processo Quadrifásico Aristotélico onde temos o Exórdio no título, a Narração na contextualização histórica, as Provas através do segundo parágrafo e dados técnicos e finalmente a Peroração com a assinatura da marca (que no caso encontra-se no cabeçalho e não no rodapé, já que se trata de um mailing). Não é uma peça extraordinária, está bem longe disso, contudo exerce bem sua função.


    Abraços
    Rodrigo Santuci

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  43. Bom, acredito que uma imagem vale por mil palavras. Assim escolhi o anúncio abaixo.

    http://www.flickr.com/photos/20955466@N06/3563652365/

    Veiculado há alguns anos esta belíssima direção de arte traduzia o conceito do produto que na época era bastante cobiçado.

    Fazendo a analogia ao avião e todas as suas qualidades, o anúncio reforça imediatamente caracteristicas do Golf como veloz, confortável e seguro, além da cromia utilizada que dá ao automóvel estilo agressivo, porém sério e misterioso.

    A disposição lateral do carro caracterizando as asas sutilmente mostra mais do produto através de sua contextualização com a aviação.

    Semioticamente falando, este é o tipo de anúncio que sequer precisaria da assinatura, a qual está presente para reforçar o valor da marca Volkswagen e por contiguidade o valor do produto. O texto afirma o lançamento da nova versão do produto e induz a releitura do anúncio: "O novo GOLF GTI. Um avião".

    Enfim, simples, porém forte pela associação, e de leitura rápida. Tudo que uma comunicação precisa ter.

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  44. Consegui realizar minha tarefa ( um pouco atrasada neh ,mas espero que aceitem)

    Escolhi um cartão publicitário da coca-cola light que achei muito interessante.Faz parte daquela campanha que rolou um tempo atrás: "A vida é você quem faz".
    Confesso que me identifiquei.. rs

    Vejam a peça e a análise em:

    http://www.flickr.com/photo/thamirezmagalhaes/3564763962/

    Bjs,
    Thamirez Magalhães.

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  45. http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=10018006372291850771&pid=1243306504239&aid=1243281279$pid=1243306504239


    A linguagem é clara e direta. Sinto que ela tem a cara dos meus amigos. Sinto que ela tem a mesma ironia que as conversas no corredor da minha faculdade.

    Sua aparência caseira é proposital. Típico trabalho do professor da próxima aula.

    O "balanço" de imagem e texto carregam ousadia. O senso estético da peça lembra aquele cabelo bagunçado do cara que senta na sua frente.

    O conceito formado por esses elementos está absolutamente alinhado ao seu público.

    Irreverente e despojado.

    Talvez mudaria no aspecto de dar continuidade ao lúdico no texto abaixo, porém poderia tirar sua característica direta e focada (eu, sinceramente, confesso não ter certeza dessa mudança).

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  46. http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom.aspx?uid=4162310651772620708&pid=1243310527780&aid=1243285299$pid=1243310527780

    A "Máquina da imaginação" só precisa de um bom roteiro, takes ousados e um aguçado senso crítico.

    É assim que esse cartaz do 4 Festival Curta Fantástico opta por comunicar sua intenção.

    Na imagem, a base do maquinário se comporta como o material da obra em si. Logo após, essa arte se tranforma em olhos atentos e em uma imaginação infinita.

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  47. Este comentário foi removido pelo autor.

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  48. Criatividade é ser simples
    Quanto mais simples, mais marcante a comunicação é.
    eu não vou escolher uma peça mas vou dizer que, todas as peças que sejam simples e verdadeiras tem um admirador.

    Pelayo Garcia

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  49. Dentre campanhas com grandes direções de artes, produções mirabolantes e locais inusitados, o que me chamou muita a atenção e realmente ‘’falou’’ comigo, foi uma campanha feita a uns tempos atrás, do Ministério do Turismo.

    Segue o link, tirei a foto da revista Veja.

    http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=9555021356457693129&aid=1243274447


    A campanha assim como a de 2009, faz um apelo ao publico alvo interagindo e fazendo refletir sobre o assunto.
    Interação essa que prova que o Brasileiro não conhece o Brasil.
    Campanhas como essa, quase um varejo modero, é preciso impactar para ter um bom resultado.
    Esse impacto e interatividade explica o crescimento do marketing promocional no mundo e as ferramentas on lines, pois as mesmas cumprem bem o prometido.
    Peças lindas, ousadas e irreverentes são ótimas para ganhar prêmios, más para mim, que busco me aperfeiçoar a cada dia mais no planejamento, uma campanha que dê resultados em números, na maioria das vezes, vão me satisfazer mais do que ganhar um grande prêmio.
    Pode parecer estranho e mentiroso falar que eu prefira resultados a ganhar um grande prêmio, mas quem já recebeu um e-mail do Diretor de Marketing de uma grande empresa, falando do sucesso e resultado da campanha, te parabenizando e exaltando, sabe do que estou falando.

    Edu Smith
    Eduardo Souza Silva Junior
    Planejamento

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  50. Por favor, me desculpe a demora. Fiquei sem internet o fim-de-semana inteiro e só consegui acessar hoje. Sei que já é tarde, mas é como dizem: "quem não arrisca, não petisca".
    De qualquer maneira, eis a minha atividade atrasada. :D
    Podem até não considerar essa minha atividade, mas pelo menos deêm uma olhada no trabalho do pessoal da AgênciaPUC, eles mandaram muitíssimo bem (e olha que eu faço ECA-USP e não conheço ninguém de lá, então nem tem porque ficar puxando o saco dos caras! huahauhauhauhaua)

    Comunicação da 1a Mama PUC:
    http:/picasaweb.google.com.br/luka.dca/Xis#5340153264493445906

    Escolhi essa "bolacha-flyer", porque achei uma maneira inovadora e muito eficiente de divulgar uma balada universitária.
    O formato foi muito bem escolhido e a execução ótima. Mais detalhes sobre a minha opinião no comentário da foto.

    =*
    Luciana Coelho Cabral de Vasconcelos

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  51. Espero que eu ainda possa postar nessa tarefa!

    Bom, o anúncio que escolhi é este: http://www.flickr.com/photos/rodrigo_leles/3567372598/

    Se trata da peça veiculada em mídia impressa sobre a campanha dos 15 anos do Programa TAM Fidelidade, o programa de fidelização da TAM. Tive a oportunidade de acompanhar de perto todos os steps desde os rascunhos, criações e aprovações, e analisando a peça do ponto de vista da criação, ela está totalmente alinhada com a identidade da empresa.
    O uso da fotografia transmite a humanização que a empresa tem dado à todas as peças de publicidade. O box transparente é pra ressaltar mesmo a transparência dos serviços prestados. A tipografia e disposição respeitam uma hierarquia de informação, ressaltando o mais imporante e sendo direto na comunicação.

    É tudo isso, e uma peça muito bonita também! Otima referência de institucional.

    Rodrigo Leles

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  52. A idéia escolhida foi esta:

    http://pepafernandes.carbonmade.com/projects/2117976#22

    O conceito, além de ser muito pertinente ao tema, é inédito e criativo e se encontra bem representado na peça.
    A direção de arte é adequada e utiliza de referências pertencentes ao universo infantil, enquanto o título mescla a linguagem legal com a infantil.
    Dessa maneira a peça cria uma temática que revela um comportamento real das pessoas, fazendo com que estas se identifiquem com a mensagem.

    Pedro Paulo Martins Fernandes - Redator.

    Obs: 1- Direção de Arte: Pablo Noronha de Vivo.
    2- A modéstia foi deixada de lado nesse comentário.

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  53. Comercial MARAVILHOSO da Discovery Channel:
    http://www.youtube.com/watch?v=HDuWXFE7tzo

    Como eu estou no processo por uma vaga para RTV, achei que tinha mais sentido analisar um vídeo.

    Razões para esse comercial ser fantástico:

    1- Perfeita combinação da trilha com as imagens. Um comercial que não case essas duas vertentes fica pobre e confuso.

    2- Fotofrafia perfeita. Escolha dos ângulos e imagens totalmente adequadas ao tema e ao canal.

    3- Imagens escolhidas a dedo, daquelas que prendem o telespectador e o faz querer assistir o canal.

    Queria aproveitar para deixar aqui um trecho que li na Genitrix Revista Eletrônica, SOBRE rtv,que me fez ter ainda mais certeza do quanto quero trabalhar com RTV:

    " ...garanto a você que vai se sentir em uma viagem de montanha russa sem fim.

    Aproveite. No fundo é sempre divertido; todos os dias você tem de criar novas soluções e contar com o talento de todas as pessoas envolvidas no processo. Tudo em função do sucesso da agência e, sobretudo, do cliente."

    Beijos

    Tamiris Gomes Costa

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  54. Espero que dê tempo de postar aqui também.

    Bom, tem várias peças que eu adoro, mas tem uma em especial, que para mim é bem bacana.

    É a campanha da WWF, Moedas. Criado pela DM9.

    http://www.flickr.com/photos/38674818@N04/3568266747/

    Eu achei muito criativo os painéis magnéticos. É uma campanha bem interativa o que, nesse caso, incentiva a doação. O que é mais interessante é que ela mostra que você pode mesmo ajudar e a quem você vai ajudar.

    É uma peça simples mas bem executada. O detalhe com a tonalidade das moedas faz toda a diferença. Com as diferentes tonalidades as imagens deixaram de ser um monte de moedas juntas para formar uma imagem com mais "vida".

    É isso,

    Beijos

    Bruna de Albuquerque Macedo

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  55. http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=15726107081927916093&aid=1243489106


    A CAMPANHA quer mexer com a emoção dos casais apaixonados; E é exatamente aí entrando com sugestões de presentes da marca, que prometem reacender a paixão e trazer de volta os melhores momentos de romantismo. A conta etá movimentando milhoes nessa camapnha dos dias dos namorados Composta por filmes televisivos, anúncios de mídia impressa, outdoors e por uma acão na internet, as ações pretendem trazer à tona o romantismo da data e promover os lançamentos das coleções de perfumes masculinas e femininas.
    a campanha procura mostrar todo o estágio da emotividade do beijo, desde o começo, quando tudo parece uma explosão, até depois de muito tempo, quando o clima começa a ficar meio “morno’’.
    a campanha também será destacada na TV aberta por meio de merchandising e de patrocínio nos programas Fantástico, da TV Globo, e Esquadrão da Moda, do SBT.
    Eles estao apostando tudo nessa data que é uma das melhores datas para se vender perfumee,a camapnha impacta e tambem interage,pois O Boticário também lançou uma ação na internet, criada pela agência TV1.com. Chamada de "Beijo Explosivo", a ação possibilita aos internautas o envio de fotos e de declarações de amor por meio do próprio site da marca. As imagens serão exibidas em um slideshow na home do site e poderão ser votadas pelos internautas. Os autores das melhores e mais românticas fotos serão premiados com kits do Boticário.Uma otima campanha para essa data.

    Riza Christina Tomaz Garcia

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  56. A peça de comunicação escolhida por mim está em;

    http://fernandoronchiuniversitario.blogspot.com/
    Não é nenhuma peça da moda ou de algum case famoso, mastigado ou pronto. Muito pelo contrário, é até meio trash...rrsss

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  57. Peça comunicação ;
    http://fernandoronchiuniversitario.blogspot.com/

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  58. Olá galera, tudo bem?

    Nossa... ultimamente tenho visto muita coisa boa, mas uma das campanhas que me chamou muita atenção foi uma Loducca feita para o CERCA - Centro de Referência da Criança e do Adolescente. Essa campanha é composta por duas peças GENIAIS intituladas de Hematoma e Sangue.

    http://www.blxg.com.br/wp-content/uploads/2009/05/cerca2.jpg

    http://www.blxg.com.br/wp-content/uploads/209/05/cerca1.jpg

    Analisando esta campanha do ponto de vista da minha área de atuação que é o Atendimento, ela é simplesmente PERFEITA. Nós Atendimentos buscamos levar ao cliente sempre a melhor solução para o problema proposto. Nesta campanha fica claro o bom trabalho executado pelo atendimento Wilson Negrini, que conseguiu capturar a essência do cliente e a passou para toda a equipe que trabalhou excepcionalmente. A campanha está linda, as artes estão carregadas de conceito e o melhor ela realmente induz a reflexão. E isso graças também a uma ótima escolha do fotógrafo e do D.A. que optaram pela escolha de crianças que transmitisse aquele ar de inocência, a escolha do fundo branco para dar ênfase nisso e na pureza que essas crianças transmitem, na colocação da assinatura da campanha em tamanho mínimo para induzir o leitor a procurar a verdade na imagem antes de lê-la e finalmente a escolha feliz da equipe de criação ao fazer as hematomas com palavras, "Palavras também machucam". Genial!

    Felipe Costa

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