segunda-feira, 20 de julho de 2009

História do boneco 7

Oi pessoal,


o que vocês estão achando das histórias, hein?

Segue mais uma:





Juvenal sempre foi tido em sua família como um garoto problema, de muita conversa e pouco trabalho, diziam até que ele trabalhava pela metade, pois era canhoto e só utilizava a mão esquerda, era chamado de “mei forte” pelos mais velhos, que notavam o desenvolvimento muito avançado de seu braço em relação ao direito. Além disto, era tido como estranho pelos colegas, pois sempre usava um sapato diferente do outro. Juvê, seu apelido para os íntimos, tinha um outro hábito esquisito; usava um relógio que achou em um velho armário herdado de seu avô que marcava apenas o horário 16:00h, e quando alguém lhe perguntava as horas e constatava pelo sol que estava longe de ser quatro horas ele dizia: “Uai, hora pra quê?”

Sua adolescência foi marcada pelas fracas colheitas da família, resultado do manejo inadequado do solo, e pelas longas conversas na porteira de sua casa, com o seu bom amigo Chico Mineiro. Os dois costumavam sonhar com o dia em que poderiam dar mais conforto ás suas famílias, bastante humildes, e no dia em que ostentariam longos bigodes.

Chico Mineiro era um jovem muito habilidoso na cozinha e sempre que podia criava uma nova receita utilizando os tradicionais ingredientes da roça causando deleite nos que provavam suas delícias rústicas.

Certa vez, Chico acertou, e acertou na mosca. Com o intuito de ajudar a família do amigo Juvenal pegou como ingrediente principal para uma receita, o milho da plantação da família de Juvenal. Chico, que era um adorador das pamonhas mineiras e sempre tentava aperfeiçoar a receita tradicional. Em uma dessas tentativas, conseguiu a fórmula do sucesso. Fugindo da receita das tradicionais pamonhas quadradinhas típicas de Minas Gerais criou um novo método de produzir pamonhas. Sem adição de outros produtos, o creme de milho era adoçado com açúcar cristal e cozido em uma embalagem inovadora, costurada com a própria palha do milho. Foi um sucesso. A venda de pamonhas do município de Piracicaba chegava a 5.000 unidades por dia, aumentando também a produção de milho na fazenda da família Jovino.

Juvenal, sempre observador, notou eles precisavam de algo mais além de uma receita perfeita e de notoriedade local. Tentou inovar, compondo um uniforme de camisa curta vermelha, calça verde e um cinto costurado, sem se afastar dos sapatos diferentes, mas ainda sim faltava algo. Foi então que em uma de suas incursões pelo mato com uma pamonha no bolso e uma viola na mão, criou um pregão que é famoso e escutado até hoje:

“Pamonhas, pamonhas, pamonhas,pamonhas de Piracicaba, é o puro creme do milho verde. Venha provar minha senhora, é uma delícia. Temos curau, pamonhas e bolo de milho. Pamonhas quentinhas, pamonhas caseiras, pamonhas de Piracicaba. Temos curau, pamonhas e bolo de milho, venha provar minha senhora, é uma delícia. Pamonhas, pamonhas, pamonhas.”
Juvenal mostrou ao amigo sua prosa que foi aclamada e transformada no hino da pamonha. Montaram uma frota de veículos que vendiam os produtos em lugares mais distantes, e foram cada vez mais difundindo a cultura do milho no Estado de São Paulo.

Atualmente Juvenal e Chico detém a maior rede de Casas da Pamonha do Brasil, que no ano de 2005 começou a exportar pamonhas para o mundo todo, com a sua nova empresa, a Pira Corn & Co, onde trabalham todos os seus familiares. Juvenal é notado por sua humildade, seu respeitável bigode escuro e inteligência empresarial. E como dizem no mundo corporativo, é um empresário que nunca ajoelha no milho.

5 comentários:

  1. tem problema se eu achar o boneco da dinamica 01 o mais bonito? uhahuauhahua não neah?

    \o/

    cristiano ferreira

    ResponderExcluir
  2. Outro dia eu vi o Juvenal vendendo Paçocas na porta da 141 Soho Square... rs

    bjs em Liga 141 (faz tempo que não escrevo isso)

    Rodrigo Santuci

    ResponderExcluir
  3. Eu comprei uma paçoca dele Santuci!!! ahahahahhaha

    Suellen F. Morais

    ResponderExcluir
  4. Eu aconselho comprar a pamonha do Juvenas!! É muito profissional! ahushusahais

    Jef =]

    ResponderExcluir